top of page

Como Formular Álcool em Gel

Atualizado: 9 de jan. de 2023


Meus Amigos, vou atualizar esse post diariamente para termos sempre novas opções pra fazer álcool em gel.

Muitas pessoas me perguntaram a razão da presença do peróxido de hidrogênio em algumas sugestões de fórmulas. De fato, as formulações sugeridas pelo FDA, muitas apresentam esse ingrediente, mas ele não é o ativo da formulação, na verdade ele é usado para eliminar esporos de bactérias.

A formulação mais prática ainda é utilizando álcool etílico e não há necessidade de usar o peróxido de hidrogênio.

Com o mínimo de conhecimento é possível formular várias versões de álcool em gel diferenciando os geleificantes da formulação.

O polímero mais usado é o carbômero. Use de 0,5% a 1%. Comece com 0,5% e para aumentar a viscosidade, basta ir aumentando a concentração do carbômero para ajustar a viscosidade.

Existem duas formas de trabalhar com ele:

1. Iniciar a agitação e adicionar aos poucos o carbômero, mantendo a agitação até completa homogeneização. Pare a agitação, retire uma pequena amostra para avaliar se não tem presença de grumos. Caso não haja, adicione o álcool. A quantidade de neutralizante deve ser suficiente para que o pH esteja entre 6, 0- 7,0 (melhor fazer um teste em bancada antes para padronizar a quantidade de neutralizante).

2. Existe a forma de iniciar o processo sem agitação, geralmente para lotes menores. Você deve adicionar o carbômero aos poucos na superfície, aproveitando ao máximo a área da superfície, não jogue de uma vez, pulverize aos poucos. Você vai perceber que o pó branco começa a fica molhado pela água. Quando já não houver presença de pontos brancos, inicie a agitação, adicione o álcool e neutralize.

No meu Curso Online "11 Formas de formular álcool em gel" ensino a farmacotécnica completa.

Os crosspolímeros, como Pemulen TR-1 e Pemulen EZ-4U também podem ser utilizados.

Além disso temos os copolímeros de acrilato de preparo rápido, Aculyn 33, Aculyn 22, Focus Gel Aqua e Carbopol Aqua. Adicione os mesmos na água, adicione o álcool e depois neutralize. Todos devem ser neutralizados em pH 6,5 a 7,0 para formar o gel.

Existem também os polímeros de preparo rápido que não requerem neutralização, como como Sepigel 305, Sepimax Zen e Aristoflex AVC.

Existem ainda opções mais vegetalizadas como HPMC (hidroximetilpropilcelulose) e HEC (hidroxietilcelulose).

Ainda temos as opões abaixo, qua ainda não tive tempo de testar, mas segundo os fabricantes dá certo também.

Conforme eu for descobrindo novas opções, irei atualizando aqui. Espero que ajude.

abraços e se cuidem!

Lucas Portilho



4.930 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page