top of page

10 Dúvidas sobre uso do Protetor Solar

Atualizado: 9 de jan. de 2023


1. Como é que os protetores solares funcionam? Eles formam uma barreira química que reflete as radiações? Ou essa barreira absorve os raios UV e não os deixa chegar à pele?

Os filtros atuam de duas formas, absorvendo radiação através de uma barreira química, que transforma a radiação ultravioleta na forma de calor e através de reflexão que é proporcionada pelos filtros físicos, que são o Dióxido de titânio e Óxido de zinco.

2. O que significa o FPS?

FPS (Fator de Proteção Solar) é o nome de um teste que comprova a proteção de um filtro contra os raios UVB. Na minha opinião um nome completamente errado, pois faz o consumidor pensar que “fator de proteção solar” engloba uma proteção completa, no entanto sabemos que a proteção contra os raios UVA não são considerados em um teste de FPS. O nome deveria ser FPUVB (Fator de Proteção contra Ultravioleta B). De forma resumida, o teste de FPS significa a intensidade de radiação que nossa pele pode suportar. Quanto maior o número, maior a proteção.

3. O FPS é um parâmetro internacional? Ele indica apenas o nível de proteção de radiação UVB?

O teste de FPS é internacional. Aliás, temos duas metodologias para realizar esse teste, o método FDA (americano) e o método ISO, ambos são muito parecidos. No Brasil ambos são aceitos. Ele indica apenas o nível de proteção de radiação UVB.


4. Existe alguma sigla que indique o grau de proteção UVA também?

O grau de proteção contra os raios UVA são indicados através do teste de in vivo conhecido como PPD, que significa Pigment Persistent Darkening (persistência da pigmentação escura) e també através do teste in vitro UVA-PF. Quanto maior o número, maior será a proteção de um determinado produto contra os raios UVA. Não é obrigatório descrever o número na embalagem, no entanto este teste é obrigatório apresentar para a ANVISA antes de lançar um produto.

5. Vi uma norma da Anvisa que estabelece que todo protetor solar deve, no mínimo, ter 30% do FPS indicado na embalagem em proteção UVA. Isso é suficiente para manter a saúde?

Existe uma lei da ANVISA, a RDC nº 30, de 1º de junho de 2012, que obriga que o valor mínimo de proteção UVA deve corresponder a 1/3 do valor do FPS, portanto um filtro com fator 30 deve ter no mínimo PPD 10, o FPS 60 deve ter no mínimo 20 e assim por diante. A partir de PPD 8 já temos uma boa proteção UVA, mas quanto maior a proteção melhor o efeito do produto em filtrar os raios UVA.

6. De quanto em quanto tempo é necessário reaplicar o protetor solar?

A reaplicação filtro depende totalmente da composição de cada produto. Algumas formulações devem ser reaplicadas de 2 em 2 horas outras duram 4 horas, 12 horas ou até 18 horas. É importante verificar no rótulo. Quando o produto não declara o tempo de proteção, o ideal é reaplicar de 2 em 2 horas. Vale lembrar que não adianta aplicar uma quantidade pequena e achar que estará protegido. Para ter as horas que o produto promete devemos aplicar uma quantidade generosa do produto, cerca de 0,8 a 1 grama de produto. Se pensarmos num produto facial que vem com 40g a 60g de produto, o mesmo deve durar no máximo 1 mês. Quanto tempo sua bisnaga está dentro da sua bolsa?

7. A reaplicação se faz necessária porque a fórmula do protetor perde sua eficácia ou porque o produto acaba saindo da pele com o suor, a oleosidade, o contato?

O suor excessivo remove o produto e assim se faz necessário reaplicar. Mas na maioria das vezes a reaplicação é importante, pois as substâncias químicas presentes nos filtros se degradam e perdem sua função de proteção. Daí a necessidade de reaplicar. Algumas substâncias que absorvem a radiação conseguem se manter estáveis por muito tempo, são matérias-primas caras e acabam encarecendo o valor final do produto. Por isso os melhores filtro solares geralmente são mais caros.

8. Mesmo protetores solares resistentes à água precisam ser reaplicados? De quanto em quanto tempo?

Os filtros com resistência a enxágue seguem as mesmas regras daqueles que não são. Se as matérias primas utilizadas no produto são instáveis, a proteção não será longa.

Quanto a duração do produto mesmo após entrar na água, varia de fabricante para fabricante. Mas vale lembrar que o teste feito para comprovar a resistência a água não considera uma onda forte nas costas, ou que podemos sentar e deixar metade do produto no encosto da cadeira ou mesmo remover quando nos enxugamos.

9. O protetor solar comum é seguro para o uso em crianças? Existe alguma idade mínima para se passar o filtro na pele do bebê?

Nem todos os filtros devem ser aplicados em bebês. Recomendo que os bebês menores de 6 jamais fiquem excessivamente expostos ao sol. Caso haja necessidade de proteger, usar filtros específicos e compostos por filtros físicos apenas. A pele do bebê ainda não possui uma barreira madura e a aplicação de filtros convencionais químicos pode levar permeação do produto. É importante que algumas substâncias presentes em alguns filtros sejam evitados em crianças e bebês, com a Benzofenona-3 e o 4-MBC. A primeira tem alto poder de permeação na pele e a segunda pode causar um desbalanço hormonal. Não existe ainda um consenso sobre o que a exposição a esses componentes podem causar, mas melhor não pagar pra ver.

10. Normalmente, os protetores em loção aplicamos massageando a pele. A maneira de aplicar muda para protetores solares em gel, em spray ou em mousse?

A aplicação deve ser a mesma independente do veículo, uma quantidade generosa e espalhar bem. Uma dica que sempre dou é usar uma medida de colher de chá rasa para o rosto ou utilizar a técnica da reaplicação imediata, consiste em aplicar uma camada, espalhar e repetir o procedimento. Isso faz com que o consumidor tenha o verdadeiro fator de proteção UVB e UVA descrito na rotulagem.

Dicas para aplicar o protetor solar:

Homens

Mulheres

Crianças

1.772 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page