INCI é a abreviação de INTERNATIONAL NOMENCLATURE OF COSMETICS INGREDIENTS e devem obrigatoriamente ser descritos na embalagem dos cosméticos.
É como se fosse o RG ou documento oficial de identidade de um ingrediente. A grande maioria dos ingredientes utilizados em produtos cosméticos possuem um nome comercial para facilitar a compra ou a identificação do mesmo. Imagina se tivéssemos que nos referir ao antioxidante Pentaerythrityl tetra-di-t-butyl hydroxyhydrocinnamate toda vez que fossemos falar sobre ele. Muito mais fácil usar o nome comercial desse ingrediente, que é Tinogard TT.
Assim como o Tinogard TT, todas as matérias primas tem 2 nomes. Algumas vezes são cognatas, como Glicerina, que tem como INCI Glycerin.
Segundo a ANVISA, o INCI ajuda o consumidor a identificar os componentes de um produto, mas isso está longe de acontecer. Imagina um consumidor lendo Ceteareth-20, você acha que faria sentido? Estamos bem longe disso.
Nas minhas aulas sempre ensino algumas regrinhas que ajudam a entender os INCI.
Aniestáticos ou agente condicionantes: são substâncias catiônicas que neutralizam a carga elétrica na superfície da pele ou cabelo. Possuem o sufixo "ium".
Exemplos
Polyquaternium-10
Hydroxypropyl guar hydroxypropyltrimonium chloride
Exceção à regra: Amodimethicone
Esse silicone também é um antiestático, no entanto não segue a regra. Em função da presença de grupamento NH+, tem propriedade condicionante.
Corantes: são identificados através do Colour Index ou CI.
Exemplos
Corante Amarelo CI 19420
Corante Vermelho CI 12490
Corante Verde CI 44090
Ésteres: provenientes da reação de álcoois com ácidos, sempre termina em "ate".
Exemplos
Ethylhexyl Palmitate
Isononyl Isononanoate
Diisopropyl Adipate
Etoxilados: são emulsionantes formados a partir da reação com óxido de etileno.
Os álcoois etoxilados sempre terminam com o sufixo "eth".
Exemplos
Laureth-10
Ceteth-20
Steareth-8
As demais substâncias etoxiladas sempre iniciarão com "PEG-X", onde x é o número de unidades monômeras de óxido de etileno utilizada na reação.
PEG-6 Cocamide
PEG-12 Dimethicone
PEG-10 Stearate
Estudar o INCI dos ingredientes é muito enriquecedor e facilita a compreensão dos produtos de mercado. Uma atividade que sempre ensino e encorajo meus alunos a fazer.
Faço visitas frequentes a lojas de dermocosméticos ou mesmo através da internet em sites de empresas que comercializam produtos.
Se quiser saber mais sobre Ingredientes cosméticos e como juntar tudo isso para fazer um produto acabado, veja meus cursos para Formuladores.
abraços
Lucas Portilho
Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Diretor das Pós Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 18 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria. Colunista no Prospector. Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. Fundador do Cosmético Seguro.