top of page

BB CREAMS


1. O que é um BB Cream? Qual é a fórmula básica deste tipo de produto? O que um BB Crem deve conter?

Os BB Creams tiveram sua origem por volta dos anos 50 onde o conceito era utilizado para mascarar as imperfeições da pele que havia passado por algum tipo de cirurgia. Foi denominado de "Blemish Balm" (Bálsamo para Imperfeições). Na Ásia esse tipo de produto foi lançado e virou uma tendência que rapidamente se espalhou pela Coréia do Sul, Taiwan, Japão, China e outros países do continente Asiático. Hoje, o BB Cream é mais conhecido como "Beauty Baume" que significa "Bálsamo da Beleza". Virou uma tendência global e é consumido principalmente por mulheres na Europa e nas Américas. Logo após o lançamento, o crescimento no mercado cosmético foi gigantesco.

O principal termo que define um BB cream é "MULTIFUNCIONALIDADE", que significa, agregar o maior número de benefícios em um único produto. As formulações iniciais continham ingredientes que suavizavam e prometiam uma pele mais hidratada, porém a tendência da multifuncionalidade fez com que um número maior de benefícios fossem incluídos nos BB Cream. Existem BB Creams que prometem até 12 benefícios em um só produto. Atualmente as formulações, além de suavizar e hidratar também cobrem imperfeições, clareiam a pele, protegem contra a radiação, reduzem rugas, além de tonalizar a pele.

2. Há uma tendência no mercado no que diz respeito à produtos que agreguem vários benefícios? Por quê?

Sim, a tendência da "MULTIFUNCIONALIDADE" é utilizada por inúmeras empresas de cosméticos e é sempre muito útil ao usuário de cosméticos. Uma mulher que deseja reduzir as rugas e linhas de expressão, na maioria das vezes precisa também de um hidratante para o rosto, portanto um produto que reduz rugas e que ao mesmo tempo hidrata, será muito bem vindo. Outro exemplo, a mesma mulher tem costume de aplicar uma base corretiva antes de sair de casa, portanto se um mesmo produto hidratada, reduz rugas e também é tonalizante será o produto de preferência desta mulher. A MULTIFUNCIONALIDADE sempre leva à PRATICIDADE. Ao invés de aplicar vários produtos, o consumidor só precisa aplicar um.

3. Já existe filtro solar com efeito anti-idade ou hidratante com cor de base. qual é a diferença deles para um BB Cream?

Os filtros solares por si só já podem ser considerados como anti-idade, pois previnem o envelhecimento prematuro da pele. Os hidratantes que tonalizam ou os filtros que hidratam e possuem ação anti-idade também fazem parte do grupo de produtos "multifuncionais". Fica a critério da empresa que os lançou dar o nome ou não de "BB Cream".

4. O que é um CC Cream e um DD Cream?

O sucesso dos BB Creams fez com que as empresa de cosméticos lançassem novos termos. O CC Cream (Colour Correction ou Complete Correction) possuem combinações de ingredientes que além de tratar a pele, tonalizam e corrigem as imperfeições através de bases tonalizantes de alta cobertura. Essa é a principal diferença entre os BB Cream e os CC Cream. Os CC Creams possuem uma cobertura superior, enquanto os BB Cream apenas tonalizam.

Já os DD Cream (Dynamic -Do-all) que significa produto que "faz tudo" seguem os mesmos conceitos da MULTIFUNCIONALIDADE, foram lançados também para uso corporal, em formulações de autobronzeadores e hidratantes corporais.

5. O que pode-se destaca na formulação destes produtos?

Entre as multifuncionalidades destes produtos, o principal destaque nas formulações dos BB, CC e DD Creams sem dúvida é a proteção solar. Proteger a pela contra as radiações solares é o primeiro passo para evitar o envelhecimento prematuro e aparecimento de manchas na pele.

6. Eles podem substituir os tratamentos usuais? Por quê?

Os BB, CC e DD Creams devem ser utilizados como cosméticos em qualquer tipo de pele, desde que a mesma esteja intacta. Devem ser utilizados para hidratação, cobertura de imperfeições, prevenção do envelhecimento precoce e como tonalizante da pele.

Em casos de manchas intensas ou rugas profundas, devemos sempre consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento de pele. O dermatologista é o profissional que saberá indicar qual o melhor creme para tratamento da pele.

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page