© 2010 lucasportilho.com • Todos os direitos reservados.

revista de cosmetologia

Sleep wrinkles: Rugas que se formam enquanto dormimos

May 20, 2019

As rugas são resultado da ação de fatores intrínsecos e extrínsecos que alteram a biomecânica facial levando a alterações dentro e fora da pele.

Nem todas as rugas que aparecem no rosto são causadas pela contração facial. Algumas podem surgir em resposta ao contato de nosso rosto com a superfície onde dormimos.

Dependendo da posição como dormimos, a compressão, tensão e fricção do rosto contra o travesseiro resulta em uma deformação na área da face.

Alguns estudem sugerem que a classificação das rugas deveria ser revista, pois as “sleep wrinkles” também podem contribuir para o aspecto envelhecido do rosto e diferem das rugas de expressão tanto em mecanismo quanto origem.

O professor Gérald E Piérard, do Hospital Universidade de Liége na Bélgica sugeriu em um artigo de revisão que as rugas podem ser divididas em 4 tipos baseado em diferenças histológicas:

  • Rugas atróficas: aparecem em função da atrofia da matriz extracelular.

  • Rugas elastóicas: presentes em peles fotoenvelhecidas e não desaparecem quando esticamos a pele.

  • Rugas de expressão: são formadas em função da contração muscular repetida do rosto.

  • Rugas gravitacionais: causadas pela força gravitacional (sagging effect)

   Figura 1. Forças externas envolvidas na formação de rugas enquanto dormimos.

 

É improvável que a maioria das pessoas permaneça 100% na mesma posição enquanto dorme. Conforme envelhecemos, as mudanças de posição enquanto dormimos cai de 27 para 16 por noite. Dormir de lado é a posição mais comum citada em estudos (65%), de costas 30% e 5% de bruços.

Quando somos jovens, as deformações que observamos logo quando acordamos, desaparecem em minutos, mas com o envelhecimento da pele, a rigidez e falta de elasticidade impede que a pele retorne ao estado inicial.

 

As rugas de expressão são facilmente identificadas, basta pedir para a pessoa realizar movimentos faciais e podemos ver que as rugas coincidem com as deformações no rosto. No entanto, algumas deformações, geralmente perpendiculares as rugas de expressão, podem ser observadas.

Figura 2. Diferença entre as rugas que aparecem em função dos movimentos da face (A - Rugas de expressão) e as rugas formadas enquanto dormimos (B - Sleep wrinkles).

 

Como retardar o aparecimento das Sleep wrinkles

 

Quanto menor o conteúdo de proteínas de sustentação, maior será o tempo para a pele retornar ao estado inicial depois que acordamos.

Uma pele com conteúdo alto de colágeno, elastina, glicosaminoglicanas e uma junção dermo-epidérmica bem coesa possui uma resistência maior contra as forças de compressão, atrito e fricção que atuam sobre nosso rosto quando dormimos.

Além disso, sempre sugiro uma atenção especial na manutenção da epiderme, pois uma pele hidratada é o princípio de uma pele sadia.

 

Ativos para manter o colágeno, elastina e glicosaminoglicanas em alta expressão

 

  • Matrigenics 14 G é um concentrado das bases férteis da alga Undaria pinnatifida é um ativo que atua no aumento da expressão dos genes ligados à síntese, maturação e organização das fibras de colágeno, elastina e glicosaminoglicanas na derme

  • Fucogel, apesar de ser bem antigo, possui mecanismos de regulação da filagrina, mantem o DNA compactado (menos probabilidade a dano ao DNA), previne a senescência de fibroblastos, regula a expressão de MMP-1 e MMP-3 e estimula a diferenciação celular da epiderme, garantindo uma barreira íntegra.

  • Revinage é vegetal, um blend de extratos com ação Retinol-like de alta permeação e que alcança as camadas mais profundas da pele em até 4 horas. Regula a proliferação e diferenciação celular bem como estimula a produção da matriz extracelular garantindo maior preenchimento de rugas e firmeza da pele.

  • O Liftonin Expert, também vegetal, promove aumento do colágeno via TGF Beta, estimulando colágeno tipo I, estimula proliferação de fibroblasto, atua como um preenchedor e cria um ambiente cutâneo livre de inflamação.

  • Nephoria, é um extrato natural das folhas do Rambutan, o Nephoria é obtido a partir de um programa de cultivo sustentável, reduz visivelmente a aparência de sinais e melhora a elasticidade. Rejuvenesce a pele madura por uma rota biológica similar à do retinol (vitamina A), sendo o primeiro ingrediente botânico testado em pele bioimpressa em 3D.

Portanto, existem várias estratégias para manter nossa derme em alta performance. Os ativos citados acima são apenas poucos exemplos comparados com a quantidade de ativos anti-idade que podemos utilizar em nossas formulações e retardar os efeitos da compressão, atrito e fricção que acontecem enquanto dormimos.

 

Bons sonhos e espero ter contribuído um pouco para o conhecimento de todos. 

Abraços!

Lucas Portilho

 

1. Anson G, Kane MA, Lambros V. Sleep Wrinkles: Facial Aging and Facial Distortion During Sleep. Aesthet Surg J. 2016;36(8):931-40.

2. Pierard GE, Uhoda I, Pierard-Franchimont C. From skin microrelief to wrinkles. An area ripe for investigation. J Cosmet Dermatol. 2003;2(1):21-8.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Um dos Conservantes Mais Bem Tolerados em Cosméticos

November 4, 2019

1/9
Please reload

Posts Recentes