Meus Amigos,
confesso que é a primeira vez que vejo isso, mas pesquisando mais detalhes, o transplante de mitocôndrias já foi usado em para restauração da funcionalidade celular em cardiomiócitos, neurônios e osteoblastos.
Em cenários de isquemia miocárdica, a substituição de mitocôndrias prejudicadas pode melhorar a função cardíaca.
Achei também pesquisas in vitro que revelaram que o transplante mitocondrial pode reduzir espécies reativas de oxigênio e, melhorando a síntese de ATP e induzindo processos de mitofagia essenciais para a remover mitocôndrias danificadas.
Mas neste estudo os autores decidiram observar o que acontece com fibroblastos fotoenvelhecidos por radiação UVA.
Já sabemos que essa radiação gera aumento de inflamação, formação de radicais livres e aumento de enzimas do tipo MMP, que degradam colágeno, além de diminuir a atividade mitocondrial através da fragmentação do DNA mitocondrial.
Este estudo demonstrou que o transplante mitocondrial pode reconstruir significativamente o microambiente da mitocôndria que está oxidado e rompido e restaurar eficientemente a funcionalidade celular.
A eficácia terapêutica do transplante mitocondrial se deve à sua capacidade de compensar diretamente a perda de mitocôndrias danificadas, sendo pelos autores, considerado como uma estratégia nova no tratamento do envelhecimento.
O que me fico me perguntando é como usar isso in vivo? Eu confesso que ainda tenho inúmeros questionamentos, como por exemplo, as mitocôndrias são inseridas dentro ou perto dos fibroblastos? Como fazer essa inserção em um ser vivo através da pele?
Mas sem dúvida uma técnica que vou acompanhar de perto a partir de agora, pois pode mudar a forma como tratamos o envelhecimento da pele.
Abraços!
Lucas Portilho
Lu Z, Zhang W, Wu S, Qi K, Zhu S, Zhang X, Chen Y, Chen X, Li Y, Liu F, Kong L. Mitochondrial transplantation reconstructs the oxidative microenvironment within fibroblasts to reverse photoaging. Biochem Biophys Res Commun. 2025 Jan;745:151214. doi: 10.1016/j.bbrc.2024.151214. Epub 2024 Dec 18. PMID: 39732121.
Comments