top of page
Foto do escritorLucas Portilho

Minoxidil oral ou tópico para queda de cabelo?

O tema que quero abordar hoje é minoxidil. E a pergunta principal, oral e tópico tem diferença?  E para isso eu quero destacar para vocês essa revisão, que é uma meta análise, méritos para nossos pesquisadores aqui do Brasil, liderados pela Milene Vitória Sobral e o João Lucas Leal Moreira, os dois autores principais que ainda tiveram colaboração de outros colegas.

Eles tentaram responder essa pergunta: Minoxidil, se eu passar, massagear todo dia, ou se eu tomar uma cápsula, faz diferença?  Os autores revisaram estudos relacionados a estudos clínicos relacionados sobre esse tema, e eles fizeram uma meta análise. Então eles pegaram tudo que já foi publicado com esse tema.

 

E o que é uma meta análise? 

Significa que eles foram bem críticos, bem rígidos nos padrões para escolher o estudo que eles iam considerar. Porque às vezes os estudos têm o que a gente chama de viés. O viés científico, por exemplo. Imagine que um estudo que mostra que minoxidil, o tópico reduz em 90% a queda de cabelo, mas quando eu vou lá avaliar, ele foi testado com 2 voluntários, ou às vezes, ele é um estudo de caso.  O número de voluntários é muito baixo. Então, se o minoxidill funcionou para dois, significa que ele vai ter uma relevância e vai funcionar para todo mundo que passar? Agora, quando a gente tem um número de voluntários maior, ou seja, um “n” é o que a gente chama de número de pessoas que participaram daquela triagem, de cinquenta, trinta de sessenta já começa a ter um número maior, a probabilidade daquele resultado do meu achado final ser mais reprodutível é muito maior. Portanto, essa meta análise foi bem interessante.

 



Porque comparar o Minoxidil de uso tópico com uso orla?

Ele sempre foi utilizado topicamente, geralmente em loções que a gente aplica à noite, porque o sensorial do cabelo não fica muito bom. O minoxidil tem essa característica de deixar o cabelo mais endurecido. A gente aplica e massageia ele. E depois de manhã, acorda e lava o cabelo.

E por muitos anos foi assim que o Minoxidil foi aplicado.

 

 Só que de uns tempos pra cá, a gente tem visto o Minoxidill sendo usado de forma oral. Tem a dosagem específica pra homens, outras doses pra mulheres um pouco mais baixas, mas isso é destaque principalmente aí em congressos internacionais. Eu tenho ido todo ano em Congressos de dermatologia, nos Estados Unidos e acho que já há cinco anos a gente tem visto esse uso do minoxidil oral .

 



Conclusão do estudo

Sem mais delongas, essa meta análise de estudos clínicos mostrou que, em pacientes com alopecia androgenética, minoxidil oral e o minoxidil tópico tem eficácia e segurança similar.

São equivalentes com melhoras na densidade do cabelo, do diâmetro do fio e incidências de efeitos adversos foram equivalentes. Agora, uma coisa que eu acho importante destacar é que não está nessa conclusão aqui, mas tem mais casos de hipertricose no caso do minoxidil oral.

Se eu tomar o minoxidil oral a chance de crescer mais pelos no meu corpo é maior comparado com a loção, porque a loção é local.

Essa meta análise fica. Então essa dica. Vocês podem achar esse estudo. Vou deixar a referência aí pra vocês. E fica um aprendizado interessante. Eu vou dizer por mim, tá? Eu fui indicado pra usar o uso do

 

Fica minha dica e meus parabéns aos autores que publicaram o artigo.

Até a próxima. Abraços!

 

Lucas Portilho


Sobral MVS, Moreira JLML, Rodrigues LK, Rocha P, Pirolla RDC, Soares VG, Lima DS, Moulaz IR, da Silva BC, de Melo CB. Efficacy and safety of oral minoxidil versus topical solution in androgenetic alopecia: a meta-analysis of randomized clinical trials. Int J Dermatol. 2024 Oct 19. doi: 10.1111/ijd.17524. Epub ahead of print. PMID: 39425514.



157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page