Hoje trago pra vocês esse estudo novo que avaliou pacientes com melasma e a utilização de microdermoabrasão associada ou não com peeling de ácido glicólico 70%. Lembrado que nessa concentração esse tipo de peeling só deve ser aplicado por profissionais habilitados e capacitados para realizar a técnica. Se você não se sente seguro, pesquise os cursos do meu amigo Nelson Mauricio que ele vai te ajudar.
· Neste estudo 30 voluntários participaram e em apenas um lado do rosto foi realizado o procedimento de microdermoabrasão, posteriormente, o peeling de glicólico 70% foi aplicado no rosto todo.
A serveridade e área do melasma reduziu mais do lado do rosto onde a microdermoabrasão foi feita. Seria talvez pela capacidade da microdermoabrasão reduzir as possíveis regiões hipequeratinizadas e permitir uma deposição maior do glicólico? É uma hipótese.
O que podemos aprender aqui é que a microdermoabrasão de fato contribuiu para um melhor efeito do peeling de glicólico 70%.
Abraços!
Lucas Portilho
Abdel-Motaleb AA, Bakr RM. Microdermabrasion assisted delivery of glycolic acid 70% peel for the treatment of melasma in dark-skinned patients. Dermatol Ther. 2021 Jun 5:e15025. doi: 10.1111/dth.15025. Epub ahead of print. PMID: 34089564.
#lucasportilho #icosmetologia #consulfarma #icosmetologia #dermatologia #estética #estetica #biomedicinaestetica #farmaciaestetica #farmácia
Comments