Ontem me deparei com esse estudo que honestamente não conhecia.
Sim meus amigos, a melatonina não é apenas usada para uso interno. Em formulações cosméticas pode ser utilizada para inúmeras finalidades e listei uma série delas abaixo, mas não deixe de ler esse estudo feito por pesquisadores Espanhóis que comparou o efeito do licopeno com a melatonina e apesar de não encontrarem diferença entre as duas substâncias, em todos os parâmetros avaliados como hidratação, efeito antioxidante, eritema e elasticidade da pele as formulações com licopeno e/ou melatonina foram superiores ao placebo.
Melatonina protege os fibroblastos do estresse UV induzido.
Melatonina aumenta a viabilidade dos fibroblastos.
Melatonina reduz MMMPs (metaloproteinases de matriz), talvez essa seja a forma que essa molécula protege os fibriblastos.
Melatonina reduz fase telógena em mulheres com alopecia androgenética.
A concentração de uso nesse estudo que recomendo hoje foi de 2%. Um pouco alta na minha modesta opinião, tendo em vista que a permeação dela é bem fácil na pele por ser uma molécula pequena e anfifílica. Outros estudos que tenho lido indicam concentrações tópicas de 0,1%.
Outro ponto legal é lembrar que a melatonina tópica é considerada um ingrediente cosmético.
Enfim, fica aqui minha dica de hoje! Boa leitura e tenham um excelente dia!
Abraços
Lucas Portilho
Marchena AM, Franco L, Romero AM, Barriga C, Rodríguez AB. Lycopene and Melatonin: Antioxidant Compounds in Cosmetic Formulations. Skin Pharmacol Physiol. 2020;33(5):237-243. doi: 10.1159/000508673. Epub 2020 Oct 16. PMID: 33070140.
#lucasportilho #icosmetologia #consulfarma #icosmetologia #dermatologia #estética #estetica #biomedicinaestetica #farmaciaestetica #farmácia
Kommentare