Benzeno, um Composto Carcinogênico encontrado em Fotoprotetores

Você provavelmente ouviu essa notícia em várias mídias sensacionalistas e meu objetivo de hoje é recomendar a leitura dessa publicação, que na verdade é uma carta ao Editor do Journal of Cutaneous Medicine and Surgery.


Mas pra entender o conteúdo dessa carta primeiro vamos contextualizar como tudo começou. Um laboratório chamado Valisure, que fica nos Estados Unidos e que realiza estudos independentes em medicamentos, alimentos e cosméticos, ou seja, é como se fossem os laboratórios que fazem estudos clínicos e análises físico-químicas de doseamento aqui no Brasil decidiu incluir na análise de alguns produtos a verificação da presença de benzeno. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e várias outras agências reguladoras, o benzeno é conhecido por causar câncer em humanos.

Logo de cara eles identificaram o benzeno em uma formulação de protetor solar e depois decidiram testar outros fotoprotetores. Lembrando que o benzeno não é adicionado na formulação, ele é um subproduto, ou seja, um contaminante que pode ou deveria ser eliminado das reações químicas, mas não se sabe exatamente se ele vem junto com as matérias-primas como impureza ou se por causa do calor ou reações entre os ingredientes, ele é formado.

A Academia Americana de Dermatologia publicou um comunicado deixando a bomba para o FDA e reafirmou a importância do uso do protetor solar. Sou da opinião, baseado em publicações anteriores que o uso do fotoprotetor é importantíssimo para prevenir o câncer de pele e o fotoenvelhecimento precoce da pele.



Essa carta ao Editor é um alerta sobre a gravidade dessas informações e traz uma observação muito relevante. As formas cosméticas (ou medicamentosas, pois nos EUA protetores são medicamentos Over the counter) influenciam na presença ou não do benzeno.

O benzeno foi encontrado em sprays e géis, mas não em emulsões.

Essa informação me fez lembrar do meu estudo publicado no British Journal em 2019 onde concluímos que a forma de loção é aquela que os consumidores mais aplicam quando comparado com as demais versões faciais de protetores.

Portanto, agora vocês já sabem que nem todo protetor solar tem benzeno, alías, a maioria aqui no Brasil não está entre as marcas citadas, além disso recomendo fortemente o uso de protetores em emulsões.


Abraços!

Excelente final de semana a todos.

Lucas Portilho


#protecaosolar #fotoprotecao #lucasportilho #dermatologia # estetica


Aqui você encontra os protetores que possuem benzeno na composição.

Aqui você encontra os protetores que não possuem benzeno na composição.


Conte S, Lagacé F, Netchiporouk E, Sasseville D, Litvinov IV. Benzene, a Known Human Carcinogen, Detected in Suncare Products. J Cutan Med Surg. 2021 Jul 27:12034754211034507. doi: 10.1177/12034754211034507. Epub ahead of print. PMID: 34315266.



667 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram