Encontrei um estudo que me surpreendeu. O famoso Acetylhexapeptide-8, também conhecido como Argireline, foi testado por pesquisadores como um possível agente controlador da oleosidade. No estudo eles não citam o nome comercial do Acetylhexapeptide-8 utilizado, mas citam que foi fornecido pela Lipotec, portanto certamente é o Argireline.
Primeiro, eles usaram células de sebócitos humanos in vitro que foram expostas a diferentes concentrações do peptídeo, e depois o conteúdo lipídico dos sebócitos foi medido. Também fizeram um clínico onde os participantes receberam loção com 10% do ativo em um lado do rosto e a loção de veículo de controle no outro lado do rosto. A oleosidade facial foi avaliada e os resultados mostraram que o teor de lipídios de sebócitos diminuiu significativamente após o tratamento, enquanto no estudo clínico, os participantes apresentaram redução de 10% na produção de sebo após o tratamento com o ativo em comparação com o tratamento com veículo.
E vocês que já usaram Argireline, perceberam alguma diferença na oleosidade?
Os autores concluíram que o Acetylhexapeptide-8 inibe o acúmulo de lipídios em sebócitos in vitro sem alterar a proliferação celular. O Acetylhexapeptide-8 tópico levou a diminuição da produção de sebo em participantes humanos e pode servir como um agente promissor para reduzir a produção de lipídios sebócitos e o aparecimento de pele oleosa.
Recomendo a leitura,
Abraços e bom resto de feriado pra todos!
Lucas Portilho
Shi VY, Burney W, Shakhbazova A, Pan A, Hassoun LA, Sharma S, Sivamani RK. The Effect of Synthetic Acetylhexapeptide-8 (AH8) on Sebaceous Function. Int J Cosmet Sci. 2022 Jun 12. doi: 10.1111/ics.12795. Epub ahead of print. PMID: 35690997.
コメント