revista,bannersite.jpg

© 2010 lucasportilho.com • Todos os direitos reservados.

  • Lucas Portilho

NOME NA CÁPSULA


Já pensou em ter seu nome em uma cápsula? Isso é uma analogia do que as farmácias de manipulação podem oferecer.

Em uma de minhas aulas uma aluna questionou: "Professor! o que ouvimos por ai é que não podemos confiar em produtos comprados em farmácias de manipulação, isso é verdade? Podemos confiar nos manipulados?”

Minha resposta foi imediata: "Claro que pode!!!"

Mas para responder com tamanha confiança é porque tenho minha carreira de 17 anos na área farmacêutica dividida entre atuação em farmácias de manipulação, na maior empresa de consultoria para mercado magistral, a Consulfarma, na EMS, uma das maiores indústrias farmacêuticas e a Natura, a maior Indústria Brasileira de cosméticos do Brasil.

Primeiro é importante lembrar que “manipulação” é uma etapa para fabricar um produto, seja na farmácia, seja na indústria, portanto o processo de manipular um medicamento ou cosmético é uma etapa comum em ambos estabelecimentos. Se erros podem ocorrer nas farmácias durante um processo, esse erro também pode ocorrer nas indústrias e sempre que isso acontece é por falha humana. Os procedimentos operacionais são comuns nas indústrias e farmácias e através deles os manipuladores são treinados para garantir qualidade. Durante minha carreira conheci bons manipuladores e também os ruins. Já presenciei falhas nas indústrias e nas farmácias. Grande parte dos erros são sanados antes que o produto chegue até o paciente. Sempre relacionado à falha humana. Os processos dentro de qualquer manipulação (industrial ou farmácia) são feitos através de processos que garantem qualidade total. Posso concluir e afirmar que não importa onde seu produto foi manipulado, seja numa indústria ou seja numa farmácia, todos estão sujeitos a cometer erros, o importante é detectar o erro e não permitir que o consumidor seja lesado por uma falha durante o processo.

Ter seu nome em uma cápsula é ter a personalização de uma medicamento ou dermocosmético feito exclusivamente para você. É isso que as farmácias de manipulação proporcionam, além de ser um estabelecimento que possui tudo o que a população precisa para ter uma vida mais saudável. A diferença principal entre as indústrias e farmácias não é a qualidade e sim a vantagem que a farmácia tem para lançar o que existe de mais moderno. As tomadas de decisão nas farmácias são mais rápidas, enquanto nas indústrias, em função do tamanho tudo é mais lento. Portanto digo e repito, as farmácias tem tudo o que a população precisa para melhorar a longevidade, tratamentos personalizados e inovações. Se um medicamento é comprado em uma indústria ou farmácia de qualidade, o produto final é de confiança.


468 visualizações