top of page

Em Tempos de Racionamento de Água, a Cosmetologia Pode Ajudar

Atualizado: 12 de fev. de 2020


Aqui na região de Campinas, São Paulo, onde moro, muito se fala em racionamento de água e pensando em como meu dia-a-dia em desenvolvimento de formulações poderia colaborar com a redução do consumo de água, seguem algumas ideias. Todas são viáveis, de baixo custo e as Farmácias de Manipulação podem aviar as formulações abaixo, sem nenhuma problema.

São ideias que a principio fogem de nossa rotina, mas devemos nos preparar, pois pode ser que num futuro próximo não seja apenas uma opção.

1. Condicionador Spray sem Enxágue: um dos momentos mais demorados do banho, principalmente da mulher, é a remoção do condicionador. É possível otimizar esse período se ao final do banho, ao invés de utilizar um produto que demora para ser removido dos fios, a mulher utilizar um Spray que além de condicionar o cabelo, proporcionar efeito Anti-frizz, ainda ajuda a secar o cabelo mais rápido. Algumas mulheres não gostam de condicionadores ou máscaras sem enxague, pois o cabelo pode ficar muito "pesado". Ao contrário do condicionador, o spray não deixa resíduo e deixa o cabelo leve e sedoso.

2. Wipes de Limpeza Facial e Corporal: porque não utilizar lenços umedecidos para remover a sujidade mais difícil antes de entrar no banho? Para remover a maquiagem, principalmente, mas nada impede que você utilize os wipes para limpeza do corpo antes de entrar banho. Algo incomum usar lenços no corpo todo, mas por outro lado uma economia e tanto de água. Você reduzirá o tempo do banho pela metade. Nos mercados encontramos apenas lenços pequenos para o rosto, mas nas farmácias de manipulação é possível encontrar lenços maiores feitos com tensoativos bem suaves.

3. Shampoo e Sabonete em Pó: você sabia que mais da metade de um sabonete liquido ou de um shampoo são compostos por água? Parece estranho utilizar a versão em pó deste produtos, pois na cabeça do consumidor sabão em pó serve apenas para roupas. Errado. Se utilizássemos a versão em pó de sabonetes e shampoos diminuiríamos a chamada “Pegada Hídrica”, que é a soma do gasto de água gasto desde a produção até o descarte de um produto. Agora pense que o Brasil é o 2º país que mais consome produtos para banho em todo o mundo e imagine o quando de água é gasto para fazer produtos que poderiam ser feitos sem água.

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • 1024px-Telegram_logo.svg
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page