Olá meus Amigos!
Hoje o Ciência da Manhã tem um gostinho especial porque duas Profissionais que contribuíram para essa revisão são minhas amigas! Maria Valéria Robles Velasco e Érica Savassa Pinto Cacoci!
Primeiro quero dar os parabéns pela publicação.
Pra quem gosta de óleos essenciais, essa revisão bem recente nos traz os benefícios deles no tratamento capilar, além de abordar a anatomofisiologia dos cabelos, que também serve de ajuda para aprendermos sobre as estruturas que formam os fios e o folículo.
Outra informação importante do estudo é uma tabela com diversos óleos essenciais e os seus respectivos veículos (óleos carreadores). Por exemplo, o óleo essencial de bergamota é melhor se veiculado em óleo de coco, amêndoas, jojoba, semente de uva ou sésamo.
Os óleos essenciais possuem atividade de prevenção na queda, atuam no crescimento do cabelo, promovem a circulação sanguínea, estimular a regeneração do cabelo, controle da coceira, atividade anti-caspa, reduzem a seborreia, estimulam a liberação de fatores de crescimento entre outros benefícios, confesso que não sabia que tinham tantos benefícios.
Vejam quantos óleos essenciais são citados no estudo:
Eucalyptus globulus (Eucalyptus oil)
Rosmarinus officinalis (Rosemary oil)
Melaleuca alternifolia (Tea tree oil)
Mentha piperita L. (Peppermint oil)
Citrus bergamia (Bergamot oil)
Matricaria chamomilla L. (Chamomile oil)
Pelargonium graveolens (Geranium oil)
Lavandula angustifolia (Lavender oil)
Satureja montana (Lemon Mountain Savory oil)
Cananga odorata (Ylang-Ylang oil)
Thymus vulgaris (Thyme oil)
Fica minha dica de leitura de hoje.
Abraços e tenham uma excelente quinta-feira.
Lucas Portilho
Abelan US, de Oliveira AC, Cacoci ÉSP, Martins TEA, Giacon VM, Velasco MVR, Lima CRRC. Potential use of essential oils in cosmetic and dermatological hair products: A review. J Cosmet Dermatol. 2021 Jun 15. doi: 10.1111/jocd.14286. Epub ahead of print. PMID: 34129742.
Comentarios