Estudo recém publicado e minha recomendação de leitura de hoje, infelizmente não e gratuito, mas é possível alugar por 48 horas pagando 12 dólares.
Neste estudo os pesquisadores avaliaram o efeito da hidroquinona 4% vs microagulhamento seguido da aplicação de solução com 5% de ácido tranexâmico em pacientes com melasma.
Foram selecionados 50 pacientes divididos em 2 grupos.
• 25 usaram hidroquinona todas as noites.
• 25 se submeteram a microagulhamento com agulha de 1,5 (pra minha surpresa!) seguido de aplicação de solução de 5% de ácido tranexâmico uma vez por semana por 4 semanas.
Eu fiquei surpreso com o comprimento da agulha utilizada. Se estão curiosos, foi usado o dermapen. Meu questionamento é em relação a localização do melanócito, que fica na camada basal e pra chegar até ele, não é necessária uma agulha tão profunda. Além disso, os mecanismos do tranexâmico, como inibição da conversão da POMC em alfa-MSH, aumento da autofagia ocorrem no nível epidérmico. Minha teoria aqui é que o mecanismo de inibição da melanogênese via VEGF seja muito importante, pois os resultados foram bem promissores.
Os pesquisadores concluíram que após oito semanas de tratamento, a redução no escore de melhora do melasma foi considerada estatisticamente significativa nos dois grupos. E concluíram que ambas as modalidades utilizadas foram seguras e eficazes com efeitos colaterais mínimos.
Vale a leitura!
Abraços e bom final de semana pra todos!
Lucas Portilho
Zaky MS, Obaid ZM, Khalil EA, Elsaie ML. Microneedling-assisted topical tranexamic acid solution versus 4% hydroquinone for treating melasma: A split-face randomized study. J Cosmet Dermatol. 2021 Sep 15. doi: 10.1111/jocd.14440. Epub ahead of print. PMID: 34525492.
Comentários