Lucas Portilho

26 de abr de 20221 min

Ácido tranexâmico no tratamento da acne

Por que não pensamos nisso antes meus Amigos!?

Entre os mecanismos de ação do ácido tranexâmico desde o início de seu uso como despigmentante é a inibição da plasmina. A plasmina é ativada quando temos uma lesão ou inflamação e consequentemente vai elevar a vascularização através do aumento da expressão de VEGF (fator de crescimento endotelial venoso) e de mediadores infamatórios. Essa vascularização aumentada e inflamação levam ao aumento da hiperpigmentação.

Usamos o ácido tranexâmico para controlar a plasmina, controlar inflamação e consequentemente controlar a formação de manchas.

É exatamente por apresentar essa característica anti-inflamatória que os autores desse estudo que indico hoje avaliaram a eficácia de um sérum com 10% tranexâmico no tratamento da acne e seus efeitos adversos.

O estudo foi randomizado, duplo-cego, placebo controlado, de meia face realizado em 18 pacientes com acne leve a moderada. Os pacientes aplicaram tranexâmico 10% em um lado da face e placebo no outro lado duas vezes ao dia por 8 semanas. A contagem de lesões de acne e os efeitos adversos foram avaliados a cada 2 semanas.

Concluíram que o tranexâmico tópico a 10% pode reduzir a acne inflamatória de forma eficaz. Os efeitos adversos foram menores e tratam-se facilmente.

Muito legal para usar com niacinamida, que também tem ação anti-inflamatória.

Abraços e boa leitura!

Charoenwattanayothin A, Saiwichai T, Chaichalotornkul S. Adjunctive Treatment for Acne Vulgaris by Tranexamic Acid. J Cosmet Dermatol. 2022 Apr 7. doi: 10.1111/jocd.14972. Epub ahead of print. PMID: 35388589.

#lucasportilho #icosmetologia #consulfarma #dermatologia #estética #farmaciaestetica#farmacia #biomedicinaestetica

    6300
    0